0

Cômodos integrados: saiba como demarcar os ambientes

A escolha do forro e um layout para cada interior são algumas das dicas para espaços interligados

23 mar 2015
14h22
atualizado às 14h23
  • separator
  • 0
  • comentários

Com uma bela vista para o mar, o apartamento da internauta Rosi d’Avila passa por uma reforma para interligar vários ambientes sem divisões aparentes. Em dúvida na reta final da obra, ela pediu ajuda para definir melhor os espaços que, às vezes, podem se misturar e causar confusão ao olhar.

A arquiteta do My Decor Book, Virgínia Reis, respondeu algumas questões de Rosi e deu dicas para demarcar bem os cômodos. A escolha do forro, por exemplo, é peça chave nesta hora.

Com os cômodos integrados, Rosi pediu ajuda para demarcar os espaços
Com os cômodos integrados, Rosi pediu ajuda para demarcar os espaços
Foto: vc repórter

Dúvida: A obra no meu apartamento está quase no fim. Fizemos cozinha, sala de jantar e de estar e varanda conjugados. Estou meio arrependida, porque está tudo misturado e não consigo definir os espaços, apenas mantive tudo como antes. Será que podem me ajudar?

Pretendo trocar todos os sofás e o jogo de vime da varanda. Mas qual modelo, cor e onde posicionar? A posição dos móveis está sendo o meu maior problema.

As cadeiras também devo trocar. Como ficaria melhor?

Acho que o aparador está pequeno para o quadro. Teria um lugar melhor?

Vocês acham que os quadros podem permanecer? Eu gosto deles, mas também gostaria de pôr algum moderno e não sei se o espaço comporta.

A parede azul eu posso mudar já que, como o apartamento é no décimo andar, não altera a fachada do prédio. Qual a sugestão já que eu precisaria manter o painel de TV que está do mesmo lado?

Também gostaria de manter o papel listrado sob o quadro. É possível ou melhor não?

Observação: a família ama ver filmes.

 

Resposta: Rosi, apesar da integração dos ambientes estar sendo feita por meio do piso e da abertura da cozinha, os seus espaços continuam bem demarcados pelos diferentes tipos de forro.

Na varanda, por exemplo, temos o lambri de madeira. Já na sala de TV, uma sanca com rebaixo maior, e na sala de jantar um forro mais limpo. Por esse motivo, os ambientes continuam dando a sensação de que são independentes.

Nesse projeto, para integrar a sala de estar com a de jantar - além de um mesmo piso  a arquiteta usou também o mesmo forro, o que proporcionou unidade entre os espaços
Nesse projeto, para integrar a sala de estar com a de jantar - além de um mesmo piso a arquiteta usou também o mesmo forro, o que proporcionou unidade entre os espaços
Foto: Divulgação

 

Para definir o melhor layout, o ideal é um projeto de interiores que priorize os principais desejos dos moradores. Como vocês gostam de assistir a filmes, aconselho investir em um grande sofá, com pufes e mesas de apoio. Isso trará mais conforto para vocês.

Para assistir a fimes confortavelmente, esse é um bom exemplo de sofá grande e confortável que Rosi pode adquirir
Para assistir a fimes confortavelmente, esse é um bom exemplo de sofá grande e confortável que Rosi pode adquirir
Foto: Divulgação

 

A parede de cerâmica azul pode ser mantida. Coloque apenas uma vegetação natural nesse espaço. Isso trará mais vida ao ambiente.

Quanto ao papel listrado da sua sala, ele divide mais uma vez o ambiente e o ideal é que seja retirado.

O quadro é proporcional com a mesa de jantar, mas muito grande para o aparador. A melhor opção seria tirar o móvel desse local.

Neste projeto, por exemplo, os quadros, a mesa e o aparador seguem a mesma proporção
Neste projeto, por exemplo, os quadros, a mesa e o aparador seguem a mesma proporção
Foto: Divulgação

Como são muitos os detalhes a serem observados, uma boa opção seria você contratar um profissional que vai fazer um levantamento métrico e fotográfico de todo o ambiente e dos móveis que deverão ser reaproveitados. Além disso, ele vai ouvir seus desejos e conseguirá traduzi-los com perfeição no ambiente. Fazendo isso você vai economizar em compras desnecessárias e ainda vai ficar mais feliz com o resultado final.

 

Como participar 
A seção do canal Casa e Decoração do Terra ajuda os usuários na hora de decorar seu espaço. Com profissionais renomados de arquitetura e design no Brasil, o Terra Decora responde semanalmente às perguntas dos leitores que quiserem participar.

Para ter sua dúvida solucionada na seção, basta enviar sua pergunta e a foto do cômodo, móvel ou espaço que precisa decorar pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, ou mandar um e-mail para vcreporter@terra.com.br.

 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade