0

Churrasqueira transforma varanda em ambiente social

  • separator
  • comentários

Cada vez mais, os projetos de prédios residenciais incorporam churrasqueiras nas varandas dos apartamentos. Elas se tornam, assim, espaço de constantes encontros sociais, e, por isso mesmo, devem ser adequadas para que os moradores recebam suas visitas para comer, beber e se divertir.

As varandas estão se tornando ambientes cada vez mais voltados para o uso social
As varandas estão se tornando ambientes cada vez mais voltados para o uso social
Foto: Luis Navarro

A arquiteta e designer de interiores Maria Helena Torres diz que “a varanda é uma área boa, gostosa como um spa”. Independentemente do tamanho, ela fala que não pode faltar uma mesa, nem que seja pequena, e preferivelmente de madeira, que dá uma sensação de conforto. O também arquiteto e designer Luis Navarro sugere peças de material de demolição. “As mesas rústicas antes eram abrutalhadas, mas hoje, com o design, têm um aspecto mais bonito”, conta ele.

Para as cadeiras, Maria Helena Torres descarta as de plástico. “Elas dão sensação de área externa, já as de madeira ou vime são aconchegantes. Até mesmo bancos podem ser usados”, afirma a arquiteta. Ela recomenda que as almofadas sejam soltas para facilitar a lavagem. Navarro, por sua vez, lembra que, mesmo em varandas fechadas, o sol castiga os estofados. “Tecidos náuticos têm durabilidade e são fáceis de limpar”, recomenda.

Fazer churrasco é uma atividade que gera sujeira. Por isso, é importante que o entorno da churrasqueira seja fácil de limpar. “O ideal é usar pastilhas, azulejos ou mesmo ladrilhos hidráulicos, que dão um ar chique”, indica Maria Helena Torres. Já Navarro conta que o vidro serigrafado também é muito procurado, pois existe em diferentes cores e basta um pano com álcool para limpá-lo.

Quando houver espaço, a arquiteta sugere colocar uma geladeira. “Não precisa ser uma geladeirona,  pode ser um frigobar mesmo, apenas para guardar o que se vai usar na hora”, diz Maria Helena Torres. O arquiteto também sugere outros equipamentos, como adegas e refrigeradores especiais para cervejas. Ele alerta, no entanto, que os eletrodomésticos têm que ficar em locais ventilados e protegidos do sol.

Várias coisas são levadas em conta para criar um ambiente atraente. “A iluminação precisa ser tênue, agradável para receber as visitas para uma conversa”, fala Navarro. Caixas de som também  incrementam o espaço, e painéis de madeira com plantas penduradas ajudam na decoração.

Para “turbinar” a varanda, Navarro recomenda usar um cooktop elétrico, que é basicamente um fogareiro removível e de fácil instalação. “Ele transforma o ambiente em uma área mais gourmet, até porque churrasco não é só carne, e a pessoa tem a opção de fazer outras coisas, como risotos ou  legumes salteados para acompanhar”, diz o arquiteto.

Com essas dicas, a varanda se torna um ótimo lugar para eventos sociais, até porque, como afirma Navarro, “as pessoas estão sedentas por gastronomia e gostam cada vez mais de receber visitas em casa”.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade