Shakira quer alcançar a paz dedicando-se à educação infantil

  • separator
  • 0
  • comentários

Com mais de 60 milhões de discos vendidos mundo afora, a premiada cantora e compositora colombiana Shakira Isabel Mebarak Ripoll, 37 anos, coleciona uma impressionante lista de sucessos – ela é a única artista sul-americana a ter uma canção no topo dos hits nos EUA, além de ser dona de quatro dos 20 sons mais vendidos da última década. Mas nem só de música vive a musa do jogador de futebol do Barcelona e Seleção Espanhola Gerard Piqué. A bela também se destaca por seu trabalho social, por meio de uma fundação própria e de uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, do qual é embaixadora da Boa Vontade desde 2003.

No último dia 19, Shakira entrou na onda de diversos famosos, aderindo à campanha Ice Bucket Challenge (Desafio do Balde Gelo), viral que invadiu as redes sociais. Criada pela entidade norte-americana ALS Association, a iniciativa tem como objetivo arrecadar fundos para a luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Os que aceitam o desafio doam uma quantia em dinheiro para pesquisas e têm a oportunidade de desafiar mais três pessoas. A cantora foi desafiada pela modelo brasileira Gisele Bündchen e convidou o Papa Francisco a fazer o mesmo, além de desafiar também Chris Martin, vocalista do Coldplay.

Dona do tema oficial da Copa do Mundo de 2010, Shakira se destacou mais uma vez no mundial deste ano, sediado no Brasil. Às vésperas do início do torneio, a cantora se juntou a uma marca de produtos lácteos, lançando o clipe La la la (Brazil 2014). O vídeo foi feito para atrair a atenção das pessoas para o programa de merenda escolar do World Food Programme (Programa Mundial de Alimentos). A visibilidade do clipe e o apoio da cantora possibilitou que a organização oferecesse mais de três milhões de refeições escolares nos últimos dois meses.

Em 2013, quando Shakira e Piqué esperavam pelo primeiro filho, o casal lançou um chá de bebê virtual voltado para caridade. Em vez de presentes para o bebê, amigos e fãs entravam no site, aprendiam sobre questões de sobrevivência infantil e eram orientados a comprar itens como mosquiteiros, vacinas e comida terapêutica, que seriam redirecionados aos programas do Unicef. 

“Graças a vocês, mais de 80 mil crianças serão protegidas da poliomielite, 200 mil sachês de sais de reidratação oral serão distribuídos e as 3,8 toneladas de comida terapêutica salvarão milhares de crianças da desnutrição”, agradeceram os dois.

A fundação da cantora
Aos 20 anos, Shakira criou a fundação Pies Descalzos (Pés Descalços), organização não governamental colombiana que visa promover uma educação pública de qualidade, com apoio privado, para meninos e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade no país. A ONG já beneficiou mais de 30 mil crianças, famílias e membros de comunidades vulneráveis, e hoje mantém escolas em diversas regiões da Colômbia, onde mais de 5.000 crianças recebem refeições, educação e apoio psicológico. A fundação está presente no Haiti e na África do Sul.

Como uma das embaixadoras do Unicef, Shakira expandiu o cuidado com as crianças para um nível global. Viajou para Holanda, Espanha, El Salvador, Bangladesh, Alemanha, Israel, Índia e Azerbaijão e aumentou a conscientização das pessoas sobre o trabalho do Unicef em áreas como HIV, educação e proteção à criança ao fazer anúncios públicos e participar de eventos beneficentes. “Eu acredito que, com o passar do tempo, existirão mais e mais pessoas querendo ajudar os mais necessitados. Quando isso acontecer, o mundo conhecerá definitivamente a paz”, diz a cantora.

Fonte: Dialoog Comunicação
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade