Vida e Estilo

publicidade
23 de dezembro de 2011 • 08h56

Aprenda a tirar o cheiro de temperos da preparação da ceia

No banho, utilize produtos à base de romã, erva-doce e camomila, que ajudam a tirar o cheiro de temperos da cozinha
Foto: Dreamstime / Terra
 

Você acaba de preparar uma ceia que vai deixar seus convidados com água na boca, mas descobriu que o custo da tarefa foi alto: suas mãos, cabelos e rosto guardaram fortes lembranças dos temperos que utilizou. O que fazer agora? Esqueça as simpatias e saiba o que, de fato, pode ajudar você.



De acordo com a supervisora de cozinhas Nicole Cihlar, de São Paulo, basta tomar algumas providências no pós-preparo que o cheiro de comida fresca vai embora. "Depois da manipulação de alho e cebola, por exemplo, não esfregue os dedos ao lavar as mãos. Apenas deixe a água corrente escorrer por suas mãos", explica.



Além da água corrente, você também pode utilizar a mistura do suco de um limão com açúcar ou fubá de milho. "O limão, com o fubá ou açúcar, vai eliminar o cheio forte dos temperos. Depois de aplicar a mistura, lave muito bem as mãos para o limão não queimar a sua pele caso tome sol", aconselha a supervisora.



Para que você fique com o perfume que deseja - e não o dos pratos que preparou - alguns produtos ajudam na hora da chuveirada. "No banho, procure utilizar um sabonete que tenha romã ou erva-doce. Essas substâncias auxiliam a retirar os resíduos de temperos", afirma Nicole.



Se, depois de preparar toda aquela comida, sobrar tempo para relaxar em um banho de banheira, a especialista sugere o uso de sementinhas de romã e folhas de louro rasgadas na água. "Elas ajudam a combater odores que ficam impregnados e deixam um cheirinho gosto na pele", explica.



Para retirar resíduos de gordura de frituras e cheiro de comida dos cabelos, a supervisora indica o uso de xampus que tenham em sua composição camomila ou erva-doce. "Assim, o cheiro gostoso de comida ficará só para a cozinha e não na cozinheira", garante.



Acessórios contra os cheiros

E se surgir um imprevisto na cozinha depois do banho, como um convidado que não come os pratos que estão na mesa, e você precisa correr para preparar algo? Para evitar que o cheirinho da comida fresca agarre no seu corpo novamente, Nicole indica o uso de luvas e touca para os cabelos - como se faz numa cozinha industrial.



"Utilize uma touca plástica, pois toucas mais finas de algodão não resolvem. Por serem vaporosas, deixam o cheiro passar para os fios do cabelo", explica.



Cross Content
Especial para o Terra
Terra Terra