7 eventos ao vivo

Cultive uma hortinha e estimule seu filho a comer melhor

5 mai 2014
08h01
atualizado em 6/5/2014 às 16h49
  • separator
  • 0
  • comentários

Para mostrar às crianças que, além de saudável pode ser prazeroso comer frutas, verduras e legumes, cultivar uma horta traz resultados e é divertido. “Além de aprender sobre o assunto, vendo de perto e manuseando os alimentos, a prática estimulará o interesse da criança em experimentar o que ela mesma plantou”, comenta a paisagista Ameres Lamotte.

Espaço e ferramentas
Antes de comprar as mudas ou as sementes, é preciso ter as ferramentas: uma pequena pá ou sacho, ancinho (para misturar a terra) e o regador. Dependendo do espaço, você pode usar vasos médios, jardineiras, um canteiro ou uma área no quintal de, no mínimo, 1 m x 30 cm.

Terra ajuda no desempenho
Para o plantio de legumes, a recomendação é que se use adubo orgânico. “Mas para o bom desempenho da hortinha, é usado no solo substrato vegetal adubado e terra preta, na proporção de meio a meio”, orienta a paisagista.

Semente ou muda?
As duas formas são interessantes à criança. As mudas devem ser compradas pequenas (15 cm de altura) e plantadas no vaso ou no canteiro diretamente. Assim, crescem rápido e a colheita acontecerá logo. Se escolher as sementes, use varetas e barbantes para delimitar o espaço de plantio. Lembre-se de ler atentamente o rótulo do pacote das sementes para saber a melhor época a ser plantada.  

Cuidados
A rega deve ser diária, mas evite deixar as mudas encharcadas, pois apodrecem. “Coloque argila expandida no fundo do vaso e, em seguida, uma manta de bidin e, depois, a terra para que a água seja drenada”, ensina. “Quanto à exposição ao sol, dê preferência à luz da manhã. E, se houver previsão de geada ou temperaturas muito baixas, cubra as plantas com um jornal ou manta para proteção à noite”, explica Ameres Lamotte.

Frutas, verduras e legumes
Se não tiver espaço suficiente, coloque as mudas ou sementes de legumes em vasos separados. Algumas frutas também vão muito bem em vasos, como o tomate e o morango. Use a jardineira para plantar verduras e ervas. “Se você tiver um espaço vertical, que possa colocar alguma estrutura de suporte, poderá ter lindas trepadeiras com frutas, além de legumes, como pepino, abóbora ou chuchu”, explica a especialista.

Assim, além da interação entre pais e filhos, as crianças acompanham o crescimento do alimento e crescem as chances de provar e gostar de vegetais.

Fonte: Qualitá
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade